Cardiologista Veterinário em Guarulhos

Saiba mais sobre o cardiologista veterinário!

O cardiologista veterinário é o profissional que atua na especialidade que faz os diagnósticos e tratamentos de problemas que afetam o coração, bem como os outros componentes desse sistema circulatório. A maior incidência de casos de doenças do coração acontece em animais acima dos 6 anos, porém alguns casos mais congênitos podem ser encontrados em animais mais jovens.

Cardiologista Veterinário em Guarulhos

O mundo animal também precisa do acompanhamento de profissionais especializados para todas as complicações, principalmente as que envolvem a cardiologia. Cada vez mais procurado, o cardiologista veterinário é o responsável pelos cuidados com o coração dos pets, garantindo o tratamento rápido de problemas cardiológicos.

Quais são os exames realizados por um cardiologista veterinário?

Há uma série de exames que facilitam os diagnósticos e os tratamentos mais adequados para problemas relacionados a cardiologia veterinária. Além disso, esses exames feitos por um cardiologista veterinário facilitam a avaliação da saúde dos animais, o que garante a integridade física em anestesias, procedimentos cirúrgicos, entre outros. Sendo assim, os principais exames realizados por um cardiologista veterinário são:

• Eletrocardiograma: Por meio do eletrocardiograma, é possível identificar a existência de problemas no ritmo dos batimentos cardíacos do animal, prevenindo riscos de morte súbita no animal. É, também, muito utilizado em situações pré-operatórias, como uma ferramenta para fazer avaliações antes de anestesias, necessárias para diferentes procedimentos cirúrgicos;
  • Ecocardiograma: Esse exame permite que as estruturas do animal sejam avaliadas, como o tamanho do coração, o fluxo sanguíneo, a força com que ele contrai e os possíveis danos nas válvulas cardíacas. É um dos exames de cardiologia mais eficientes para apresentar diagnósticos precoces para doenças do coração em animais, pois possui estudos em doppler, dando todos os detalhes sobre o funcionamento do coração, e suas reais necessidades terapêuticas;

Quais os principais problemas tratados por um cardiologista veterinário?

Embora algumas espécies de animais sejam mais propensas a desenvolver problemas de cardiologia, a idade ainda é um dos principais fatores de risco para o aparecimento de doenças cardiológicas. Algumas das doenças do coração mais comuns em animais são:

• Cardiomiopatia Dilatada: é quando as câmaras cardíacas se dilatam, levando a redução das contrações do músculo cardíaco. Os principais sintomas dessa doença são cansaço fácil, intolerância a exercícios, perda de peso, desmaios e aumento do volume abdominal, e acometem, em sua maioria, animais de grande porte;
  • Doença Degenerativa Valvar Mitral: consiste na insuficiência da valva mistral decorrente da degeneração de suas válvulas. É um dos quadros mais comuns na cardiologia, e pode ser diagnosticada por meio do exame de ecocardiograma;
  • Tromboembolismo: é o desenvolvimento de coágulos que podem acabar obstruindo vasos menores da circulação do animal, levando a uma paralisia súbita dos membros posteriores do animal;

Onde procurar por um cardiologista veterinário?

O Hospital Veterinário Alpha possui um setor de cardiologia, com excelentes cardiologistas veterinários, que garantem a saúde desse sistema tão importante em um animal, entendendo que a prevenção e diagnósticos precisos asseguram a longevidade e a qualidade de vida dos pets. Venha conhecer o Hospital Veterinário Alpha, que atua na cidade de Guarulhos desde 1983, com sede própria, além de ter uma equipe movida pelo amor aos animais, trabalhando com clínica, cirurgias complexas e diagnósticos veterinários, por um atendimento diferenciado e especializado para todos os animais.

Entre em contato